terça-feira, 20 de outubro de 2009

Saramago!

Não consigo perceber esta recente polémica com o novo livro do José Saramago. Toda a gente sabe que o senhor nunca concordou com a Igreja cristã e que discorda (há anos) dos seu fundamentos. Qual é a novidade neste novo livro? Parece-me que é apenas mais uma nova obra do autor, apresentada à sua maneira.

Supostamente cada pessoa é livre de pensar e escrever aquilo que quer e lhe apetece. É a parte boa da Democracia! A nós leitores, restam-nos duas opções, comprar o livro e ler ou não concordar com o que o escritor diz e deixa-lo nas estantes das livrarias. Simples!

Faz me impressão as pessoas pensarem que a sociedade deve ser homogénea tal e qual como, bonecos da LEGO, tirados todos da mesma caixa. A diferença de ideias é importante na criação de um equilíbrio da sociedade e na descoberta de novos fenómenos. Um bom exemplo que temos: Darwin (atenção não estou a comparar Saramago a Darwin mas sim, a situação).

Darwin conseguiu ir contra toda a comunidade cientifica da sua época e explicar a concepção (não divina) das plantas e animais. Mais de 200 anos depois, sabe-se que afinal não dizia assim tantos disparates nas suas polémicas e que as plantas têm realmente vida!

1 comentário:

  1. gaja..dedica-te á pesca!! LOOL tou a brincar...andas la miuda, conseguiste aprender tudo o que te ensinei..Beijao magg** Adorei o teu trabalho..pronto..tenho dito!

    Catarina

    ResponderEliminar