quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"El Sistema"

Esta noite vi um programa na rtp2 sobre um programa social que existe na Venezuela, "El Sistema". O objectivo é combater a exclusão social e a pobreza extrema das crianças através de aulas gratuitas de música e da criação de sinfonias infantis. Este programa já existe na Venezuela desde a década de 70 e foi lançado por um músico que é ao mesmo tempo professor de Economia. Hoje em dia é sem dúvida, um sucesso comprovado.

Constitui claramente um tipo de programa que dá instrução as pessoas e instrumentos para que mudem de atitude na vida, não se limitando a dar subsídios as pessoas e esperar por milagres impossíveis.

"El Sistema" é uma das poucas políticas, existentes na Venezuela, com a qual é impossível eu não concordar.Confesso que tenho bastante pena que este tipo de programas existam essencialmente nos países que são tipicamente de esquerda (o Sócrates e os nossos comunas não chega lá) e claro, que nunca tenham chegado a Portugal..

2 comentários:

  1. Tenho pena que cá sejam tão publicitados os programas de acção social dos países que vivem sob de extrema-esquerda. E seja tão difícil obter informação sobre os projectos bem-sucedidos em países livres...

    A título de exemplo:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Dulaine

    ResponderEliminar
  2. Caro anonimo,
    concordo plenamente consigo. Não conhecia tal programa mas, é igualmente louvável. No site que indicou, existe uma referencia a um documentário mas, infelizmente ainda não tive oportunidade de o ver.

    Sem dúvida todos estes programas, têm uma importância extrema no desenvolvimento de qualquer sociedade, seja ela de qualquer quadrante político.

    ResponderEliminar