segunda-feira, 8 de abril de 2013

Uma vida cheia de nada...


Tenho andado bastante pensativa nos últimos tempos sobre a maneira de estar das pessoas nesta sociedade. Atravessamos um período de crise e na qual ouvimos frequentemente as pessoas a queixarem-se de que a vida é uma injustiça, que os ricos são sempre ricos e que somos todos uns desgraçados. Adicionalmente na nossa sociedade só podem haver três razões para alguém, que não nós próprios, ter muito sucesso: 1. É rico (não digo que não ajuda) 2. Tem uma boa Cunha!! 3. Ahh teve uma sorte desgraçada. Então, se não tenho cunha, não sou rica nem tenho uma sorte desgraçada mais vale baixar os braços porque o meu triste fado já está traçado.

Mentira!  Apercebo cada vez mais todos os dias (e cada vez me faz mais confusão) que vivemos numa sociedade em que as pessoas: 1. Sacrificam o futuro em nome de um presente de luxo, comprado tudo a prestações como se não afectassem em nada o amanhã 2. Vivem a vida do vizinho com mais emoção que a própria vida 3. Querem ter tudo (quem é que não quer?): um bom carro, uma boa casa, um armário cheio de roupa, comer fora todos os dias e já agora um bom ordenado para pagar a prestação da casa, do carro e do iPad 4. Não compram nada a pronto porque juntar dinheiro é coisa de rico e como tal sacrificar o dia-a-dia para juntar uns cobres no fim do mês está fora de questão.

Não querendo ser arrogante, todo este consumismo faz-me uma confusão tremenda. Porquê é que devemos querer todos o mesmo? Será que só há uma maneira de viver a vida? Porque é que começar a ganhar um ordenado é sinal de que nos devemos casar e comprar uma casa? Porquê é que ter um carro novo e dispendioso é sinal de riqueza? Porquê é que ganhar mais significa gastar mais? Não faz sentido nenhum... não é isto que nos deve preencher a vida. E, o que me preenche não tem de ser o mesmo que preenche os outros porque não temos de ser todos iguais.

Com este post pretendo apenas concluir que vivemos numa sociedade em crise económica mas acima de tudo numa sociedade com uma profunda crise de valores. Para terminar, peço-vos apenas que pensem nos seguintes pontos 1. A amizade de uma boa amiga/o não se compram 2. Um bom livro trás mais felicidade que muitos objectos de luxo 3. Um sorriso nada custa mas vale muito 4. É bom ter objectivos 5. Não temos de ser todos iguais nem querer todos o mesmo 6. Criticar é fácil, fazer e lutar por algo sabe muito melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário